Servidor

Portal
do
Servidor

Acessibilidade
X

NOSSA CIDADE / Fênix Eternizada

Fênix Eternizada

FÊNIX ETERNIZADA NO TEMPO E NO ESPAÇO

Em 5 de agosto de 1928 o engenheiro Dr. Joaquim Vicente de Castro, firmou contrato com o Governo do Estado do Paraná para a construção de diversas estradas nas mais diferentes regiões. Em 1932 recebeu como pagamento, uma vasta área de terras formada pela Gleba Corumbataí, Rio Dez, Arurau, Colônia Mourão I e Mourão II. Estas terras consideradas das melhores e mais férteis do país, eram entrecortadas por córregos e rios, sendo os principais: Rio Ivaí, Rio Corumbataí, Arurau, Bagre e Bagrinho.Dr. Joaquim V. De Castro, dividiu a área em lotes que foram vendidos; parte a Geremias Lunardelli, Família Junqueira Franco e a Imobiliária Paraná Ltda. (IMPAR), ficando ele com a maior parte, que foram colocadas à venda para pequenos agricultores.Em 1942 já existiam sítios e fazendas com produção cafeeira e lavouras de hortelã.
Em 1949 o Dr. Joaquim elaborou um projeto de colonização e formação de uma cidade, à qual deu a denominação de Fênix.Plantada em território pertencente ao Município de Campo Mourão, passou a atrair moradores oriundos dos mais diversos pontos do país. A boa localização aliada à boa qualidade das terras propiciou um acelerado desenvolvimento.
Em 1954 a cidade de Fênix contava com comércio dos mais desenvolvidos e a área rural com excelentes produções de café, hortelã e outros cereais.
Em 6 de janeiro de 1955 através da Lei Estadual n. 5.467 foi elevada a categoria de Distrito Judiciário de Campo Mourão. Nessa data assumiu o cargo de Fiscal Distrital, nomeado pela Prefeitura Municipal de Campo Mourão o Sr. Erny Sim. O progresso acentuado da agricultura, do comércio e dos demais segmentos da comunidade motivou um movimento visando a emancipação político-administrativa.O objetivo dos moradores foi concretizado no dia 25 de julho de 1960, sendo Fênix, elevada a município e desmenbrada de Campo Mourão, através da Lei Estadual nº 4.245. O projeto de emancipação foi de autoria dos Deputados: Anybal Cury e Jorge Amim Maia.
E foi a partir de 1960 que passou a ter como prefeito nomeado o Dr. Paulo Júlio Fonseca bittencourt, que criou um Conselho Municipal para auxiliá-lo. Era contituído pelos senhores: Adair Silva(secretário), Carlos Ary Eichmann (tesoureiro), e ainda os fiscais: José Bernardo de Moura, Helmuth Sontag, Espiridião Parente de Miranda. Este ocupou interinamente o cargo de prefeito nomeado por ocasião da substituição do Dr. Paulo pelo Sr. Rubens Vasconcelos Calixto (2º prefeito nomeado).A primeira eleição municipal ocorreu no dia 8 de outubro de 1961 e apontou como priimeiro prefeito eleito o Sr. Alcides Ferreira.A instalação solene dos Poderes Executivo e Legislativo aconteceu no dia 3 de novembro de 1961