Servidor

Portal
do
Servidor

Acessibilidade
X

PONTOS TURÍSTICOS / PONTO TURÍSTICO ESCOLHIDO

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo

»Área de Preservação Ambiental

O Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo (PEVRES), situa-se na cidade de Fênix, no Estado do Paraná, criado em 1955 em função do seu valor histórico e arqueológico, por ali estarem localizadas as ruínas de Villa Rica del Espiritu Santu. Tombado pelo Patrimônio Histórico em 1948 pela Lei Estadual nº 33. Transformado em Parque somente em 1983.

 

Desde  1954, está sendo feito grandes estudos na região, sendo desenvolvidos pesquisas arqueológicas e levantamentos históricos, procurando a identificação de novos sítios arqueológicos e o monitoramento dos já cadastrados.

 

Em  1965  a área foi declarada Reserva Florestal Estadual por meio do Decreto nº 17.790 de  17 de junho  de  1965. Foi transformada em Parque pelo Decreto Estadual nº 6.125 de  16 de fevereiro  de  1983, sendo denominada atualmente de Vila Rica do Espírito Santo.

 

O Parque inserido no Bioma de Mata Atlântica, preserva um dos últimos remanescentes da floresta tropical, abrigando diversas espécies de fauna e flora, uma floresta que foi quase extinta na região tornando-se rara, principalmente pelas atividades agropecuárias, onde florestas inteiras foram derrubadas para abrigar, pastagens, plantações e para beneficiar o setor madeireiro.

 

Villa Rica del Espiritu Santu, fundada em  1592, é uma das cidades espanholas fundadas nos séculos  XVI  e  XVII, por Ruy Diaz Melgarejo, na confluência dos rios Corumbataí e Ivaí, constituindo-se em "Posto Avançado" dos espanhóis de Assunção no Território Del Guayrá. A cidade espanhola foi destruída pela chegada de Antonio  Raposo Tavares. Em  1632  expulsaram toda a população espanhola da região que ainda ali permanecia. Os índios que sobreviveram foram escravizados e os jesuítas  espanhóis que catequizavam os indígenas, todos chacinados, a região ficou pertencendo ao domínio português após o  Tratado de Madri.

 

O  Museu Paranaense  é quem coordena as escavações e pesquisas nos sítios arqueológicos. Parte das cerâmicas e artefatos dos índios  Guarani  encontrados no local é exibida no museu que funciona dentro do parque. É possível encontrar diversos fragmentos e objetos indígenas. Há 15 anos foi encontrado uma urna funerária contendo um esqueleto, atualmente a urna se encontra em exposição no museu do parque, junto com outros objetos da redução que ocupava uma área urbana de 300 mil m².

 

Fonte: Wikipedia.org

 Galeria de Fotos